Gosto de literatura e fotografia. Então, mantenho dois blogs: "LUGARES" - dedicado à fotografia com relatos de viagens, experiências, informações e dicas aos marinheiros que se aventuram em "mares nunca dantes navegados" e "NOTAS DO SUBSOLO" , um caderno virtual dedicado à literatura. Espero que gostem.



20 de jun. de 2010

TURQUIA DIA 4 - ÇANAKKALE (TROIA) PÉRGAMO, IZMIR, KUSADASI. 24 DE VIAGEM

     Saímos do Hotel logo após o café, de manhã bem cedo, para aproveitar o dia. Ontem,  de Istambul à Çanakkale foram 310 quilometros. O dia estava quente, ensolarado e me dei conta de que chapéu, protetor solar, calçado adequado para longas caminhadas em terreno íngreme e escorregadio e  garrafa de água são  indispensáveis nesta viagem, além da máquina fotográfica, é claro. 
   No programa de hoje visitei  a antiga cidade de Pérgamo, um dos mais importantes centros culturais do passado, com a   Acrópole, o Templo de Atenea, o Teatro e o Templo de Trajano.
   Depois de um dia intenso de visitas a esses lugares seguimos para Kusadasi,  que fica a 400 quilometros de Çanakkali.


PÉRGAMO

     A mais importante cidade de Mísia, a beira do Caíco e 30km distante do mar. É celebre pelo fato de ser ali que o pergaminho foi primeiramente preparado. Teve também uma biblioteca, com 200.000 volumes, que depois foram levados para Alexandria.
    Segundo uma lenda era Pérgamo terra sagrada por ter aí nascido o deus Júpiter. Quando dominavam os reis atálicos, tornou-se Pérgamo uma cidade de Templos, colégios (principalmente o de medicina) e palácios reais, e era considerada a primeira cidade da Ásia.
     Um dos seus principais monumentos era um templo dedicado a Esculápio(o deus da saúde), sendo este um deus representado por uma serpente, visto como a medicina desse tempo compreendia entre os seus agentes curativos os encantos e os encantamento.

Todo caminho foi ladeado pelo mar  egeu.
Várias vezes só encontramos banheiros turcos. Nada fáceis de usar.
A plantação  de trigo é uma constante...
Oliveiras por todos os lados..
Pessoas aproveitam o verão no mar Egeu.
Trabalhando no campo grande número de mulheres Turcas.
Ruínas de Pérgamo   


Nossa linda e simpática guia Turca
mais ruínas...

 
  
  

Churrasco na praça da cidade de Kusadasi
Para uso dos lustradores de sapatos  ainda presentes na Turquia

Um comentário:

  1. Excelente reportagem da sua viagem,quer fotográfica, quer descritiva.
    Fica a vontade de conhecer a Turquia!
    Obrigado.

    ResponderExcluir