Gosto de literatura e fotografia. Então, mantenho dois blogs: "LUGARES" - dedicado à fotografia com relatos de viagens, experiências, informações e dicas aos marinheiros que se aventuram em "mares nunca dantes navegados" e "NOTAS DO SUBSOLO" , um caderno virtual dedicado à literatura. Espero que gostem.



8 de jul. de 2010

BUDAPESTE DIA 46/ 47/48 - ESCAPADA BUCARESTE DIA 1/2/3/

   Roménia (português europeu) ou Romênia (português brasileiro) (em romeno: România) é um país da Europa Oriental limitado a norte e a leste pela Ucrânia, a leste pela República da Moldávia e pelo mar Negro, ao sul pela Bulgária e à oeste pela Sérvia e pela Hungria. A sua capital, e também maior metrópole, é a cidade de Bucareste.
     A Roménia faz parte da União Europeia desde 1º de Janeiro de 2007. Seu território é o nono mais extenso da UE, e sua população a sétima maior. Também é membro da OTAN desde 29 de Março de 2007. Além disso, compõe a União Latina, e a Francofonia.
    Após a Segunda Guerra Mundial, a Romenia tornou-se um estado comunista sob direto controlo economico e militar da U.R.S.S. até 1958.
     O governo ditatorial do presidente Nicolae Ceauşescu (1965-1989) foi derrubado com a Revolução Romena de 1989; muitos dos que derrubaram Ceausescu, na sua maioria sociais-democratas, integraram o governo eleito democraticamente até 1996, quando Emil Constantinescu foi eleito presidente por uma coligação de centro-direita.
     Em 2000, os social-democratas retornaram ao poder, com Ion Iliescu. As eleições de 13 de Dezembro de 2004 deram a vitória a Traian Băsescu, do liberal Partido Democrata através da coalizão de direita "Aliança da Justiça e Verdade".
     Apesar de algumas  melhorias, a Romenia ainda enfrenta vários problemas-chaves: corrupção elevada em quase todos os níveis da sociedade, falta de transparência a respeito dos gastos públicos, falta de competitividade econômica - especialmente no setor agrícola -, desemprego em áreas rurais e um ritmo lento de reformas no setor público.
     A liberdade de imprensa geralmente é garantida, mas algumas pressões econômicas e administrativas determinam que a mídia reflita especialmente os aspectos positivos ou neutros da sociedade ao invés dos aspectos negativos ou críticas dirigidas ao governo.

A ortografia romena segue de perto a fonética da língua. As letras têm valores próximos aos do italiano ou do latim, à exceção de certos símbolos peculiares (caracteres com diacríticos, etc.).


Romeno (indivíduo): "Român" (masc.) - "Româncă" (fem.)
Olá: "Salut!" ou "Salutare!"
Como vai?: "Ce mai?" (informal) ou "Ce mai faci?"
Qual é o seu nome?: "Care e numele tău?" ou "Cum te cheamă?"
Adeus: "La revedere!"
Tchau: "Pa!"
Por favor: "Vă rog."
Obrigado(a): "Mulţumesc."
Sim: "Da."
Não: "Nu."
Feliz aniverário!: "La mulţi ani!"
Parabéns!: "Felicitari!"
Não entendo: "Nu înţeleg."
Onde é o banheiro?: "Unde e toaleta?"
Você fala português?: "Vorbiţi portugheza?"
Você fala romeno?: "Vorbiţi romaneşte?"
Você poderia escrever isto?: "Puteţi să notaţi?"
Que horas são?: "Cât e ora?"
De onde você é?: "De unde sunteţi?"
O que está acontecendo?: "Ce se petrece?" ou "Ce se intâmplă?"
Qual é a sua ocupação?: "Cu ce vă ocupaţi?"
Sou estudante: "Sunt student."
Estou muito feliz: "Sunt foarte fericit."
Beijo: "Pupic" ou "Sarut"
(FONTE: WIKIPÉDIA)


IMPRESSÕES DE BUCHARESTE

Aspectos positivos aos turistas

1.  Pessoas gentis no trato quando solicitadas.
2.  Prédios históricos sendo recuperados.
3.  Mulheres Romenas têm olhos lindíssimos e sempre  bem pintados. A cor é de um azul diferente, transparente, como os olhos das mulheres da Bosnia.

4. Os jardins que existem são muito lindos, com flores coloridas e bem cuidadas. Nota-se que os romenos adoram flores e entendem de jardins e plantas.

5. Acredito que dentro de alguns anos Bucareste será uma cidade maravilhosa. Ainda não teve tempo de se organizar desde o final do comunismo. Agora com sua entrada no Mercado Comum Europeu deve receber apoio econômico que melhorá sua infra-estrutura e alavancará seu desenvolvimento.

Aspectos que deixam a desejar aos turistas.

1.  Não existe nenhum escritório de informações turísticas em Bucareste.

2.  Muitos taxistas, casas de shows eróticos(que são muitas) e cassinos não procuram clientes e sim vítimas. Como é dito no único livro oficial em que se lê alguma informação aos visitantes.

3.  Praticamente não existem calçadas em Bucareste.Estão todas em péssimo estado.

4.  Os carros tomaram o lugar dos pedestres, inclusive trafegam com frequencia sobre as calçadas. Estacionam em qualquer e em  lugares inimagináveis. Praicamente não existem faixas de segurança e os motoristas buzinam todo tempo, tornando o trânsito insuportável.

5.  É quase impossível de acreditar no excesso de fios de todos os tipos,  emaranhados que pendem de praticamente todos os postes de  Bucareste.

6.  Ladrõezinhos fazem parte da cidade. Adolescentes que abrem as bolsas e retiram carteiras e outros objetos.

7.  Os romenos falam alto como nunca vi em nenhuma outra cidade européia. Tem-se a idéia de que estão sempre brigando.
8.  Prédios do tempo do regime comunista continuam sem nenhuma conservação, dando um aspecto lamentável à cidade.

9.  Como parece não existir  legislação, ou normas de conduta,  cada morador faz o que bem entende em sua sacada, pintando de cores distintas, pendurando placas de propagandas(são inincalculáveis) , estendendo roupas etc... o que deixa a cidade completamente poluida visualmente.

10.  São dezenas e dezenas de pedintes nas ruas.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário