Gosto de literatura e fotografia. Então, mantenho dois blogs: "LUGARES" - dedicado à fotografia com relatos de viagens, experiências, informações e dicas aos marinheiros que se aventuram em "mares nunca dantes navegados" e "NOTAS DO SUBSOLO" , um caderno virtual dedicado à literatura. Espero que gostem.



3 de jul. de 2010

BUDAPESTE DIA 43 - ESCAPADA SOFIA/BULGÁRIA DIA 2

     A Bulgária faz divisa   ao norte  com a Romenia, a maior parte delimitada pelo Rio Danúbio, com a Grécia e a Turquia ao sul e sudeste; com a formada República Yuguslava da Macedonia e Servia,à oeste.
     Ao leste a Romenia tem o Mar Negro, o local mais importante do país para o turismo de verão.
     Sua capital é Sófia. Faz parte da União Europeia desde 1 de janeiro de 2007.
     A Bulgária é composta pelas regiões clássicas da Trácia, Moésia e Macedónia. O sudoeste do país é montanhoso e contém o ponto mais elevado da península Balcânica, o Musala, com 2 925 m. A cordilheira dos Balcãs atravessa o centro do país de leste a oeste, a norte do famoso vale das Rosas. Há regiões de planície e colinas a sudeste, ao longo da costa do mar Negro e nas margens do rio principal da Bulgária, o Danúbio, a norte. Outros rios importantes são o Struma e o Marica, no sul do país.
     O clima búlgaro é temperado, com invernos frios e húmidos e verões mediterrânicos, quentes e secos.
     A península Balcânica recebe o seu nome da cordilheira dos Balcãs, conhecida em búlgaro como Stara Planina, que percorre o centro da Bulgária e chega até ao leste da Sérvia.

População: 7.385 367(2006)
 Sófia:        1.173 988
Pricipais cidades: Plovdic; Varna; Bourgas; Rousse.

96,3% da população fala búlgaro como sua língua materna.
O búlgaro, faz parte do grupo de idiomas eslavos, e único idioma oficial, mas o número de falantes de outros idiomas (como o turco e romani) corresponde somente aos de origem não-búlgara. (fonte informações túristicas Búlgaras)

Principais pontos turísticos:

1. Alexander Nevsky Cathedral
  
   É uma catedral ortodoxa no centro de Sófia. Construída em estilo neo-bizantino, a catedral é uma das maiores de Sófia, e uma das principais atrações turísticas da capital búlgara. 
Dedicada a Santo Alexandre Nevsky, tem altura de 45 m; com o campanário, que tem 12 sinos, mede 50,52 m. Ocupa uma área de 3170 m² e pode conter mais de 5000 pessoas no interior. O interior é em estilo italiano, decorado com alabastro e muitos materiais preciosos.
   Foi erigida em homenagem aos soldados russos caídos em combate durante a Guerra Russo-Turca de 1877-1878, que libertaram a Bulgária do jugo otomano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário