Conhecida apenas pela lã das cabras Angorá/Ankara é hoje uma cidade de 4 milhões de habitantes. Após a guerra de Independência da Turquia(1919/1922), como Istambul estava ocupada e era difícil de defender, ANKARA, foi escolhida como nova capital. Hoje é a 2ª cidade do país, moderrna e ocidental, mesmo ficando na parte Asiática da Turquia, onde aliás, estão 93% do país.
MUSEU DAS CIVILIZAÇÕES DA ANATÓLIA
Magnífico museu expõe, em ordem cronológica, obras-primas de grande valor histórico.
Kemal Atatürk
Mustafa Kemal Atatürk (Selânik, 1881 — Istambul, 10 de novembro de 1938) foi um oficial do exército, estadista revolucionário e fundador da República da Turquia, assim como o seu primeiro presidente.
Mustafa Kemal se estabeleceu como um líder militar extremamente capaz e inteligente enquanto servia como comandante de divisão na Batalha de Galípoli. Posteriormente lutou com bravura nas frentes de batalha da Anatólia e Palestina, conquistando algum renome para si durante a Primeira Guerra Mundial.
Com a derrota sofrida pelo Império Otomano nas mãos dos Aliados, e os planos subseqüentes para a partilha de seu território, Mustafa Kemal liderou o Movimento Nacional Turco naquela que se se tornaria conhecida posteriormente como a Guerra de Independência Turca; após estabelecer um governo provisório em Ancara, derrotou as forças enviadas pela Tríplice Entente.
Suas campanhas militares bem-sucedidas asseguraram a liberação do país e a proclamação da república no lugar do antigo governo imperial otomano.
Como primeiro presidente da Turquia, Atatürk embarcou num ambicioso programa de reformas políticas, econômicas e culturais. Um admirador do Iluminismo, Atatürk procurou transformar as ruínas do Império Otomano numa nação-Estado democrática e secular. Os princípios das reformas de Atatürk costumam ser chamados de "kemalismo", e continuam a formar a fundação política do Estado turco moderno. (Fonte: Wikipédia)
Mausoléu de Ataturk
Túmulo de Ataurk
Detalhe teto mausoleu de Ataturk, em ouro
Ataturk(pai dos Turcos)morreu de cirrose
Pátio que une mausoléu ao Museu
Vista Ankara
Nenhum comentário:
Postar um comentário