Gosto de literatura e fotografia. Então, mantenho dois blogs: "LUGARES" - dedicado à fotografia com relatos de viagens, experiências, informações e dicas aos marinheiros que se aventuram em "mares nunca dantes navegados" e "NOTAS DO SUBSOLO" , um caderno virtual dedicado à literatura. Espero que gostem.



22 de jun de 2010

TURQUIA DIA 8 - CAPITAL ANKARA - 28 DE VIAGEM

     Conhecida apenas pela lã das cabras Angorá/Ankara é hoje uma cidade de 4 milhões de habitantes. Após a guerra de Independência da Turquia(1919/1922), como Istambul estava ocupada e era difícil de defender, ANKARA, foi escolhida como nova capital. Hoje é a 2ª cidade do país, moderrna e ocidental, mesmo ficando na parte Asiática da Turquia, onde aliás, estão 93% do país.
    
MUSEU DAS CIVILIZAÇÕES DA ANATÓLIA

Magnífico museu expõe, em ordem cronológica, obras-primas de grande valor histórico.

Kemal Atatürk

     Mustafa Kemal Atatürk (Selânik, 1881 — Istambul, 10 de novembro de 1938) foi um oficial do exército, estadista revolucionário e fundador da República da Turquia, assim como o seu primeiro presidente.
    Mustafa Kemal se estabeleceu como um líder militar extremamente capaz e inteligente enquanto servia como comandante de divisão na Batalha de Galípoli. Posteriormente lutou com bravura nas frentes de batalha da Anatólia e Palestina, conquistando algum renome para si durante a Primeira Guerra Mundial.
     Com a derrota sofrida pelo Império Otomano nas mãos dos Aliados, e os planos subseqüentes para a partilha de seu território, Mustafa Kemal liderou o Movimento Nacional Turco naquela que se se tornaria conhecida posteriormente como a Guerra de Independência Turca; após estabelecer um governo provisório em Ancara, derrotou as forças enviadas pela Tríplice Entente.
     Suas campanhas militares bem-sucedidas asseguraram a liberação do país e a proclamação da república no lugar do antigo governo imperial otomano.
     Como primeiro presidente da Turquia, Atatürk embarcou num ambicioso programa de reformas políticas, econômicas e culturais. Um admirador do Iluminismo, Atatürk procurou transformar as ruínas do Império Otomano numa nação-Estado democrática e secular. Os princípios das reformas de Atatürk costumam ser chamados de "kemalismo", e continuam a formar a fundação política do Estado turco moderno. (Fonte: Wikipédia)


Mausoléu de Ataturk

Túmulo de Ataurk

Detalhe teto mausoleu de Ataturk, em ouro

Ataturk(pai dos Turcos)morreu de cirrose

Pátio que une mausoléu ao Museu  

Vista Ankara

Nenhum comentário:

Postar um comentário