Gosto de literatura e fotografia. Então, mantenho dois blogs: "LUGARES" - dedicado à fotografia com relatos de viagens, experiências, informações e dicas aos marinheiros que se aventuram em "mares nunca dantes navegados" e "NOTAS DO SUBSOLO" , um caderno virtual dedicado à literatura. Espero que gostem.



28 de jul de 2010

DIA 8 IRLANDA - DUBLIN (25/07/2010)

    Uma amiga  comentou que não postei opinião pessoal sobre a Irlanda.
    É que na verdade não cheguei a formar uma opinião sobre o país. Talvez por conhecer de sua história apenas algo sobre a cultura celta e o problema entre católicos e protestantes, em Belfast, na Irlanda do Norte.
    É um país verde, com campos e mais campos de vacas e ovelhas bem alimentadas, casas muito boas. Aliás fiquei sabendo que a Irlanda hoje detém alguns índices altos no que refere à qualidade de vida e renda, da europa.
     Passou assim, da miséria, que fez com milhares morressem de fome, quando de uma doença nas plantações de batatas( que eles comem em todas as refeições e de todos os modos possiveis e imaginários) e outros tantos milhares imigrassem para escapar deste fim, a um país que acolhe estrangeiros de todo mundo.
     O clima é determinante para a impressão que o país causa. Para terem uma idéia, nas camisetas vendidas a turistas há uma em que retrata em quatro quadros, as quatro estações do ano.
    No quadro referente ao verão vemos uma ovelha, sob uma chuva vertical.
    No da primavera, a mesma ovelha aparece sob uma chuva horizontal.
    No outono ela aparece sob uma chuva inclinada e no inverno, sob flocos de neve.
    É muito sombrio e com pouco sol, MESMO.
   Eles dizem que o verde deles, nos campos e na cidade, nos parques exuberantes, tem um preço e é verdade.
   O que mais me chamou atenção e chocou foram os PAINÉIS PINTADOS retratando suas batalhas e mortos e os muros,   portões e  cercas de arame farpado, que ainda existem a separar os católicos dos protestantes em Belfast.
   História que como sempre encontra raízes na luta pelo poder da Igreja Protestante contra a Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário