Uma amiga comentou que não postei opinião pessoal sobre a Irlanda.
É que na verdade não cheguei a formar uma opinião sobre o país. Talvez por conhecer de sua história apenas algo sobre a cultura celta e o problema entre católicos e protestantes, em Belfast, na Irlanda do Norte.
É um país verde, com campos e mais campos de vacas e ovelhas bem alimentadas, casas muito boas. Aliás fiquei sabendo que a Irlanda hoje detém alguns índices altos no que refere à qualidade de vida e renda, da europa.
Passou assim, da miséria, que fez com milhares morressem de fome, quando de uma doença nas plantações de batatas( que eles comem em todas as refeições e de todos os modos possiveis e imaginários) e outros tantos milhares imigrassem para escapar deste fim, a um país que acolhe estrangeiros de todo mundo.
O clima é determinante para a impressão que o país causa. Para terem uma idéia, nas camisetas vendidas a turistas há uma em que retrata em quatro quadros, as quatro estações do ano.
No quadro referente ao verão vemos uma ovelha, sob uma chuva vertical.
No da primavera, a mesma ovelha aparece sob uma chuva horizontal.
No outono ela aparece sob uma chuva inclinada e no inverno, sob flocos de neve.
É muito sombrio e com pouco sol, MESMO.
No outono ela aparece sob uma chuva inclinada e no inverno, sob flocos de neve.
É muito sombrio e com pouco sol, MESMO.
Eles dizem que o verde deles, nos campos e na cidade, nos parques exuberantes, tem um preço e é verdade.
O que mais me chamou atenção e chocou foram os PAINÉIS PINTADOS retratando suas batalhas e mortos e os muros, portões e cercas de arame farpado, que ainda existem a separar os católicos dos protestantes em Belfast.
História que como sempre encontra raízes na luta pelo poder da Igreja Protestante contra a Igreja Católica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário